fbpx

Por que fazer um curso de autoconhecimento?

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
curso de autoconhecimento

Será que você precisa realmente fazer um curso de autoconhecimento para se conhecer? Ouvimos bastante sobre a importância de se autoconhecer, mas como é isso na prática?

Olá, eu sou a Isah, e nesse texto eu vou falar do que é ter autoconhecimento, se é ou não necessário fazer um curso para se autoconhecer, vou falar dos exercícios para o autoconhecimento que você pode fazer agora mesmo na sua casa e no final eu tenho um convite especial para você.

O que significa ter autoconhecimento


Como o nome sugere, é o conhecimento de si mesmo. É o resultado de uma investigação interna, da exploração dos seus padrões mentais, emocionais e comportamentais. Ter autoconhecimento promove um maior controle das suas ações e reações diante dos acontecimentos da vida.

O autoconhecimento é jornada para a vida inteira, nesse texto eu falo como funciona essa jornada. A cada momento das nossas vidas, estamos em uma fase diferente, o que leva a ter percepções diferentes sobre a realidade externa e sobre nós mesmos. Apesar desse movimento constante, temos os nossos pontos fracos, que nos acompanham a vida inteira. Esses pontos fracos são os nossos padrões, que na maioria das vezes estão inconscientes. 

Por isso a importância de iniciar e aprofundar em um processo de autoconhecimento, para reconhecer e trabalhar cada um desses padrões e assim, desenvolver a capacidade de perceber os seus estados mentais e emocionais para agir da maneira mais consciente diante das situações desafiantes da vida.

Autoconhecimento na prática: como se autoconhecer

Existem diversos caminhos e diversas ferramentas para você percorrer a sua jornada pessoal. Desde caminhos mais racionais à caminhos mais lúdicos, passando por processos corporais, analíticos, terapêuticos e com ferramentas como a meditação, o yoga entre outros.

E a verdade é que você não precisa fazer terapia ou um curso de autoconhecimento para se autoconhecer. As experiências acontecem diariamente, e quando você está aberto a olhar e a se observar, as compreensões sobre você mesmo aparecem naturalmente. Assim, você começa a perceber os seus padrões e como eles se repetem constantemente na sua vida.

A terapia ou uma jornada do autoconhecimento acelera o processo, pois oferecem um método, os conhecimentos e as ferramentas para você trilhar esse caminho com um guia para essa jornada.

E oferecem também a possibilidade de desconstruir esses comportamentos e padrões repetitivos, pois vai na origem dos mecanismos de auto sabotagem, reconhecendo os seus gatilhos mentais e emocionais e fazendo práticas para ressignificar esses padrões. Esse é o maior benefício de uma jornada de autoconhecimento focada em um processo terapêutico e no seu desenvolvimento pessoal.

Quando iniciamos trilhamos esse caminho, mudarmos à nossa maneira de ver a nos mesmos e o mundo, ou seja, exercitamos novos pontos de visita e percebemos as infinitas possibilidades que são apresentadas para nós a todos os momentos. Por isso que o autoconhecimento é tão libertador.

Como começar: técnicas e ferramentas para praticar o autoconhecimento

Como comentei acima, existem diversos caminhos e ferramentas para se autoconhecer. Abaixo falo de algumas delas.

Técnica da escrita

Se observar e anotar os acontecimentos marcantes do seu dia e como você reagiu a eles é um passo fundamental para começar a reconhecer os seus padrões. Quando a gente para e escreve, acontece uma ordenação dos nossos pensamentos, assim a percepção fica mais clara e tangível.

Esse exercício é importante também para você perceber as suas mudanças ao longo do tempo. Ou seja, quando você lê algo que você escreveu alguns anos antes, promove clareza sobre as suas mudanças internas.

Linha do tempo

Eu criei uma ferramenta dentro da leitura do ano pessoal numerológico que é uma maneira bem visual de você perceber os acontecimentos recorrentes em sua vida. É muito interessante fazer essa análise dos anos anteriores, o que aconteceu em cada um deles e quais são os eventos que se repetem na sua vida. Em breve vou fazer um texto explicando essa ferramenta.

Técnica da fala

Falar sobre você, sobre alguma situação ou desafio emocional é muito importante também. Quando falamos o filtro racional fica menos ativo do que na escrita, assim, outros aspectos se mostram e as emoções emergem com mais facilidade.

Os outros como espelho

Observar como você reage as atitudes das pessoas à sua volta revela muito sobre você mesmo. As nossas críticas e opiniões sobre as outras pessoas falam muito sobre nós mesmo porque o outro atua na verdade como um espelho.

Perceber em qual fase da vida você está

Existem vários estudos que mostram o que cada fase da nossa vida oferece. Esses estudos são interessantes para o processo de autoconhecimento, porque mostram o padrão geral que cada fase tem, a propensão das experiências de cada fase. Em breve vou fazer um texto explicando as fases da vida na perspectiva dos setênios.

Como aprofundar no seu autoconhecimento emocional

A transformação da realidade externa depende na transformação da sua realidade interna, da maneira como você percebe o mundo e se percebe no mundo. A partir do momento que você consegue se vê como você é, com suas qualidades e defeitos, que você assume a responsabilidade por suas escolhas e começa a dar os passos individuais para transformar em você aquilo que você não aceita no mundo, você inicia a verdadeira transformação da realidade.

Todos nós passamos em algum momento da vida por experiências emocionais desafiantes. Medo, ansiedade, raiva, culpa, vergonha, assim como amor, alegria, contentamento e conexão, todas essas emoções fazem parte do pacote humano.

As emoções só se tornam problemáticas quando afetam a nossa vida, quando deixamos de fazer coisas produtivas ou fazemos coisas indesejadas. E chegamos nesses limites porque não conhecemos como é o processo emocional e não temos ferramentas adequadas para lidar com os desafios emocionais.

Foi pensando exatamente nisso que a jornada do autoconhecimento emocional foi desenvolvida. Um curso de autoconhecimento online, onde vamos fazer juntos uma jornada ao nosso universo interior para reconhecer a trabalhar conscientemente as nossas emoções.

Essa vivência é um convite à transformação, ao reconhecimento dos seus padrões de reação emocional e para criação de caminhos mais conscientes para lidar com cada um deles. Você pode saber mais e se inscrever clicando aqui.

Seguimos em conexão

<3

Isah

Compartilhe com seus amigos 

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Você pode gostar de ler também:

Quer aprofundar seu autoconhecimento e trabalhar os seus desafios emocionais?

Participe do programa 7 Caminhos para a expansão da consciência & equilíbrio emocional

Nesse curso online você terá a oportunidade de entrar em contato com seus maiores
desafios emocionais e trabalhar cada um deles através de um método passo a passo que inclui ferramentas de inteligência emocional e meditação terapêutica.