fbpx

Artigo do blog

O autoconhecimento na prática

Receba atualizações grátis no seu email

Junte-se aos buscadores de si e receba atualizações, artigos, dicas e vídeos sobre autoconhecimento, inteligência emocional e expansão da consciência.

Como é a busca do autoconhecimento na prática? Um sinal de que você está em busca do autoconhecimento é quando você começa a se fazer perguntas como: quem sou? Qual é o meu propósito? Qual o sentido a vida?

Olá, eu sou a Isah Araujo, nesse post eu vou falar do que é o autoconhecimento, como é a jornada do autoconhecimento na prática e no final vou fazer um convite especial para você.

O autoconhecimento é uma necessidade humana.  Desde as mitologias antigas, passando pelas diversas cosmogonias, que são os sistemas que buscam compreender a criação, aos sistemas que buscam compreender o comportamento humano, essa é sempre uma questão central. 

A nossa jornada de vida tem em grande parte esse propósito, pois somos seres em busca de significado. Essa busca pode ser feita por diversos caminhos: mais científicos e analíticos, por caminhos que exploram o inconsciente em processos terapêuticos ou através dos arquétipos, como o tarot, a astrologia e a numerologia.

Existem também diversas ferramentas para se conhecer melhor, como a auto-observação, a meditação, as técnicas de inteligência emocional, entre outras. Cada ferramenta tem suas características e todas elas são importantes e válidas.

É fundamental termos diversas possibilidades, assim cada pessoa consegue escolher o caminho mais adequado para si. O que importa é dar os passos necessários para trilhar essa jornada com a ferramenta que você sente mais conexão.

Enquanto não nos conhecemos e não atuamos de forma consciente com as nossas ações e atitudes, estamos presos em uma automação, estamos no piloto automático. A partir do momento que nos autoconhecemos e exercemos a poder de mudança e transformação em nossas vidas, nos libertamos, entramos em uma outra forma de estar na vida.

O que é autoconhecimento

Costumamos ouvir bastante sobre a necessidade de se ter autoconhecimento, mas como é isso na prática?

O autoconhecimento é uma jornada de entendimento dos nossos processos internos, físicos, emocionais e mentais e de como reagimos internamente aos estímulos externos, que a gente recebe diariamente das pessoas, das situações e das notícias.

No geral, estamos no piloto automático, no que se refere a auto percepção. Não percebemos as emoções no momento que elas acontecem, e não observarmos como elas provocam alteração de humor e atitudes, como essas emoções ativam pensamentos e comportamentos automáticos e são, em alguns casos, até destrutivos.

O autoconhecimento desenvolve o autocontrole, ou seja, a capacidade de perceber os seus estados mentais e emocionais e agir da maneira mais consciente diante de situações desafiantes. 

Com isso você fica menos sujeito a manipulações externas, você reconhece as suas forças e potenciais internos e toma atitudes mais conscientes, mais construtivas.

É impressionante a capacidade do ser humano de se adaptar e acostumar a todos as situações, inclusive situações desagradáveis e abusivas. Isso acontece porque não nos autoconhecemos e não enxergamos o nosso valor. E isso cria o ambiente propício para o estabelecimento de desequilíbrios físicos, mentais, psíquicos, até mesmo espirituais.

Quando iniciamos um processo de autoconhecimento, mudarmos à nossa maneira de ver a nos mesmos e ao mundo, ou seja, exercitamos novos pontos de visita e percebemos as infinitas possibilidades que são apresentadas para nos a todos os momentos.

Isso é expandir a consciência. É perceber os milhares de ações e possibilidades que acontecem simultaneamente dentro e fora de nós. É aumentar o seu estado de presença, de percepção, de sensibilidade ao que se passa aqui e agora ao seu redor. 

Jornada do autoconhecimento emocional

A jornada do autoconhecimento na prática

Essa é uma jornada que começa lá no útero e dura a vida inteira. Cada fase da vida nos oferece a oportunidade de conhecermos mais sobre o nosso universo interno e externo.

Todas as experiências que temos desde a gestação às experiências que vivemos hoje, ficam gravadas dentro da gente. Em um determinado momento das nossas vidas, todos nós passamos por momentos de questionamentos, de desafios emocionais e crise existencial nas diversas áreas da vida: Pessoal, relacionamento, trabalho, entre outras.

E nesses momentos surge a necessidade mais urgente de se autoconhecer, ou seja, de entender o que você está sentindo, o que está acontecendo e de como superar esses momentos.

Autoconhecimento é o conhecimento de si mesmo. Mas não significa que você tenha que fazer o processo sozinho nem que seja um processo automático. Quando estamos nesse caminho, toda atividade e todas as pessoas a nossa volta podem se transformar em um espelho de auto-observação.

O processo de autoconhecimento e expansão da consciência tem dois sentidos: para dentro e para fora. Nos dois movimentos a intenção é aprofundar e ampliar a percepção. Internamente é perceber e captar cada vez mais informações, das superficiais e visíveis às sutis e inconscientes.

Da mesma forma para fora, ampliando, levando a percepção para um campo maior, envolvendo a sua cidade, o pais, o planeta como um todo, com todas as pessoas, situações, acontecimentos bons e ruins, e trazendo a percepção cada vez mais clara de que tudo esta conectado, que fazemos parte dessa grande historia, somos testemunha desse milagre da vida.

Programa 7 caminhos para a expansão da consciência e equilíbrio emocional

A transformação da realidade externa depende na transformação da sua realidade interna, da maneira como você percebe o mundo e se percebe no mundo.

A partir do momento que você consegue se vê como você é, com suas qualidades e defeitos, que você assume a responsabilidade por suas escolhas e começa a dar os passos individuais para transformar em você aquilo que você não aceita no mundo, você inicia assim a verdadeira transformação da realidade.

Todos nós passamos em algum momento da vida por experiências emocionais desafiantes. Medo, ansiedade, raiva, culpa, vergonha, assim como amor, alegria, contentamento e conexão, todas essas emoções fazem parte do pacote humano.

As emoções só se tornam problemáticas quando afetam a nossa vida, quando deixamos de fazer coisas produtivas ou fazemos coisas indesejadas. E chegamos nesses limites porque não conhecemos como é o processo emocional e não temos ferramentas adequadas para lidar com os desafios emocionais.

Foi pensando exatamente nisso que o programa os 7 Caminhos para a expansão da consciência e equilíbrio emocional foi desenvolvido. Vamos fazer juntos uma jornada ao nosso universo interior para reconhecer a trabalhar conscientemente as nossas emoções.

Essa vivência é um convite à transformação, ao reconhecimento dos seus padrões de reação emocional e para criação de caminhos mais conscientes para lidar com cada um deles.

Seguimos em conexão

<3

Isah

Compartilhe:

Conheça os cursos e eventos disponíveis:

Receba gratuitamente as atualizações do blog!

Artigos, dicas e vídeos sobre autoconhecimento, inteligência emocional, meditação, processos terapêuticos e numerologia.

Você vai gostar de ler também: