fbpx

Artigo do blog

O que é insônia e seu significado biológico e sistêmico

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Receba atualizações grátis no seu email

Junte-se aos buscadores de si e receba atualizações, artigos, dicas e vídeos para o seu equilíbrio interior e liberdade emocional.

Você sabe o que é insônia, mas você compreende o significado por trás desse sintoma?

Tudo o que acontece tem um significado que nem sempre a gente compreende. Com a insônia é igual, existe algo por trás que está provocando a insônia e que precisa ser explorado.

Eu sou a Isah Araujo e nesse texto vou falar da função biológica e da função sistêmica por trás da insônia. O que você vai ler nesse texto:

Sabemos que dormir é um momento extremamente importante para manter o equilíbrio interno e a saúde como um todo. Mas nem todo mundo consegue ter uma noite tranquila de sono. Segundo a OMS, cerca de 40% da população apresenta algum distúrbio do sono.

O que é insônia?


Basicamente é uma dificuldade em iniciar o sono ou dificuldade de manter o sono durante toda a noite, ou seja, a pessoa consegue até dormir rápido, mas acorda durante a noite e não dorme mais.

A insônia é classificada como um distúrbio psíquico-fisiológico. Ou seja, é uma relação entre o campo mental e emocional com o campo físico, com os hormônios do corpo.  

Do ponto de vista energético, a insônia representa um desequilíbrio no 6º e 7º chakras. O chakra frontal é conectado com a glândula hipófise, que é a glândula que influencia todas as outras glândulas e provoca alterações em todo o corpo. O chakra coronário, tem ligação com a pineal, que produz a melatonina, hormônio que controla os ciclos biológicos.

Por que temos insônia?

Um evento externo ou interno acontece e aciona o sistema emocional, que por sua vez aciona o seu sistema hormonal. Os hormônios influenciam diretamente os nossos órgãos e provocam diversas alterações internas que se mostram como sintoma, um deles é a insônia.

A insônia por sua vez, provoca um outro desequilíbrio hormonal, pois é durante o sono que hormônios importantes são produzidos.

Então a base de tudo é o emocional. Quando alguma questão de fundo emocional acontece, como a ansiedade, o estresse, algum conflito familiar ou no trabalho, entre outros, uma alteração hormonal interna se dá em seguida, que pode se expressar como a insônia.

Tipos de insônia

Existe desde a insônia esporádica, que acontece uma noite ou outra e está associada a uma questão específica, como uma preocupação ou uma decisão importante a ser tomada. Pode está ligada a uma atividade especifica, como tomar um energético a noite.

E existe a insônia recorrente, que não está associada a algo específico, mas sim a um conjunto de fatores que a médio e longo prazo se transforma em um distúrbio do sono realmente.

Em todos os casos, seja a insônia causada por algo específico, a insônia que é sintoma de algo ou a insônia que é o distúrbio em si, em todos esses casos, existe algo a ser explorado, algo que está por trás e quer te disser algo, se você estiver disposto a ouvir!

jornada do autoconhecimento

O que tem por trás da insônia?

A insônia é a ponta do iceberg, ou seja, é o que se vê, o que se mostra, de várias emoções, sensações, crenças, atitudes e experiências que se acumulam no corpo físico, emocional e mental.

Por trás desses sentimentos existe algo que aconteceu e não foi integrado. Um conflito consciente ou inconsciente que se manifesta através da insônia. Ou seja, para entender a insônia, é preciso encontrar a experiência que está conectada a ela e explorar o que está por trás dessa situação.

Existem diversas maneiras de fazer essa exploração e esse aprofundamento. Na jornada do autoconhecimento emocional a gente faz essa exploração usando ferramentas analíticas e ferramentas que trabalham a questão desde o inconsciente.

É um processo de exploração individual, porque cada pessoa tem suas experiências e associações únicas, mas o pensamento biológico e o pensamento sistêmico dão algumas dicas de caminho para começar essa exploração.

Significado da insônia: Função biológica

Dentro do pensamento biológico, que é a base da Nova Medicina Germânica e da psicobiologia ou biopsicologia, buscamos sempre a função prática, isto é, voltada para a manutenção da vida, que está por trás das emoções, das doenças e do comportamento humano.

A função biológica da insônia está associada a situações de perigo, ameaça ou urgência, onde a pessoa precisa se manter alerta e com os sentidos ficam aguçados para lidar com uma situação iminente.

Essa é uma função extremamente importante para algumas situações como por exemplo, quando alguém está em uma região de guerra, está cuidado de uma pessoa doente, está com uma pessoa agressiva por perto, entre diversas outras situações.

Quando algo assim acontece, não conseguimos desligar pois tem um perigo por perto e ficar alerta significa a preservação da vida, a proteção de si e de quem está perto.

Quando esse mecanismo é acionado sem nenhum perigo real, temos um problema. E na maioria dos casos é isso o que acontece!

Essa ativação pode ser feita por uma memória, por um gatilho emocional ou por algo que está inconsciente para você, mas que aciona os mesmos circuitos cerebrais e ativa a liberação dos hormônios tanto quanto uma situação real.

formação em PNL

Significado da insônia: Função sistêmica

Dentro do pensamento sistêmico, que tem como aplicação terapêutica a constelação familiar, buscamos a relação entre o conflito atual e as experiências passadas com a triangulação: função pai, função mãe e função filho. Observando o que carregamos e o que excluímos, por um excesso ou escassez.

Cada caso é um caso, cada pessoa tem um universo de associações dentro de si, por isso que é importante a exploração individual, mas conseguimos estabelecer algumas associações ligadas a insônia.

Existe a conexão com uma memória individual ou coletiva de perigo. Você não precisa necessariamente ter presenciado uma guerra ou uma violência sexual para ter esses registros no seu inconsciente.

Temos no nosso inconsciente o registro de situações individuais que aconteceram durante a gestação ou nos primeiros anos de vida, como o medo do escuro, medo de ficar sozinho, medo do desconhecido e em última instância o medo da morte.

Temos também registros coletivos, ligados ao sistema familiar que estabelece uma lealdade sistêmica, ou seja, nos conecta a algo que aconteceu lá atrás, em outra geração, mas que nos mantém alerta hoje.

Do ponto de vista sistêmico a insônia está ligada com essa vigilância, vinculada a algum ancestral, que tem mantem olhando, vigiando mortos e os que excluídos do seu sistema.

Como lidar com a insônia:

Algumas coisas são básicas, todo mundo sabe mais nem todo mundo faz:

  • Alimentação leve depois das 8h.
  • Evitar bebidas estimulantes como café, chá mate.
  • Observar o ambiente que você dorme: sons, ruídos, luz.
  • Evitar o uso de telas durante a noite. Celular, tablet, tv ou computador.
  • Desligar da tomada os eletroeletrônicos.

Atividades que favorecem o sono:

  • Prática diária de exercícios físicos durante o dia.
  • Fazer um relaxamento antes de dormir para liberar as tensões musculares.
  • Tomar um banho morno antes ir para a cama.
  • Tomar um chá calmante com o de camomila.

Já na cama:

Meditar é uma maneira eficiente de colocar a mente no estado ideal para entrar no sono. É importante que seja uma meditação voltada para o relaxamento e de preferencia que use recursos como a auto hipnose para induzir ao sono. Indico essa meditação para esse fim.

Por fim, é importante observar os pensamentos que fica ruminando na sua cabeça. Eles representam a situação que está provocando a insônia e são o fio da meada para você entender o que tem por trás da sua insônia.

Assim você pode escolher um processo terapêutico para explorar e ressignificar essa situação para você.

Meditação para insônia

Meditação para dormir

O sono é muito importante para termos uma mente e corpo saudável. Para quem tem dificuldade em dormir, essa meditação guiada com uma auto-hipnose ajuda muito. Eu comecei a fazer essa meditação diariamente logo que começou a quarentena. Me ajudou tanto que resolvi compartilhar. Está disponível no youtube: 

Meditação para insônia

Uma das causas da insônia são os pensamentos ruminando na mente. Os problemas do dia, questões pendentes, preocupações, o planejamento do próximo dia… tudo isso tira o sono. Por isso é importante deixar esses pensamentos de lado e desligar a mente para entrar em sono profundo. Essa meditação tem esse propósito:  meditação guiada de 5 minutos para insônia em meu canal do YouTube!

Aprofundamento

Para você deseja aprofundar nos aspectos emocionais ligados as situações que você está vivenciando hoje, recomendo participar da Jornada do autoconhecimento emocional. Nesse link tem uma aula explicando a jornada e o processo emocional.

Seguimos em conexão

Beijooo,

Isah

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Conheça os cursos e eventos disponíveis:

Jornada do autoconhecimento

jornada do autoconhecimento

JAC – Jornada do autoconhecimento emocional Aprenda a equilibrar o seu emocional e se fortalecer para os momentos de crise Na jornada do autoconhecimento emocional

meditação portal 1111

Meditação Portal 11:11 | Encontro online

Evento Online Gratuito Meditação Portal 11:11 | Encontro online Data: 11 de novembro de 2020  |    Local: Online    |    Facilitadora: Isah Araujo

Receba gratuitamente as atualizações do blog!

Artigos, dicas e vídeos sobre autoconhecimento, inteligência emocional, meditação, processos terapêuticos e numerologia.

Você vai gostar de ler também: