fbpx

LIMPEZA ENERGÉTICA: como harmonizar a casa e as emoções

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
limpeza energética

Olá, aqui é a Isah Araujo e neste texto eu falo como fazer uma limpeza energética para harmonizar a casa e as emoções durante a quarentena. Assim podemos aproveitar este período para cuidar do nosso ambiente externo e interno.

Estamos vivendo um período único, que está mexendo com cada um de nós de forma diferente. O chamado é para voltar para casa e podemos olhar de forma mais ampla, ou seja, voltar para a casa que moramos por fora e por dentro, voltar a nós mesmos, ao interior.

Este é um momento muito interessante. Não precisamos ir a nenhum lugar, o convite é para ficar, permanecer no presente, em si. Centrar no essencial e perceber o que realmente importa para você na vida.

Por isso o convite para fazer um processo de avaliação e limpeza exterior, na casa, no ambiente onde moramos, e uma limpeza interior, das memórias e sentimentos antigos, dos traumas e das emoções que bloqueiam a nossa evolução. Usar esse momento em consciência é uma chave para para sair uma nova pessoa ao final deste processo.

O QUE É UMA LIMPEZA ENERGÉTICA

Limpar energeticamente um espaço é mover a energia em vários planos, do mais denso ao mais sútil. A limpeza energética começa no plano físico e reverbera em todos os outros planos. Acumular objetos sem uso bem como memórias e emoções antigas estancam a energia, por isso a importância de começar o processo pela casa, passando dos cômodos e armários para cada cantinho normalmente esquecido. Da mesma forma internamente, limpando e liberando bloqueios da alma. 

Toda tarefa pode ser transformar em uma ferramenta terapêutica e de autoconhecimento. O processo terapêutico segue um método: encarar o estado atual, trabalhar neste estado, liberar, limpar, deixar sair, desapegar, mudar a percepção e abrir espaço para que experiências novas possam entrar.

Essa é a proposta das dicas abaixo. A cada limpeza externa, mentalize a limpeza internar e a cada limpeza interna, mentalize a limpeza externa.

COMO FAZER LIMPEZA ENERGÉTICA EM AMBIENTES

Abra as gavetas, os armários, as caixas e pastas antigas. É um momento para encarar tudo o que deixamos para depois, um momento para recordar e limpar. Observe o que é preciso manter e o porquê, e o que é necessário abrir mão, desapegar, liberar. Faça esse processo em consciência, ou seja, reflita, escreva sobre os seus sentimentos e lembranças associadas a cada objeto. Logo após, faça o processo de desapego desses objetos.

A medida que você limpa o externo, mentalize limpando também o interno. O ato de limpar faz a gente se atentar a detalhes que passam despercebidos no dia a dia. É uma exploração para achar onde a sujeira está acumulada, por fora e por dentro, e limpar aquela frestinha, os cantos, as quinas, atrás dos armários e embaixo da cama.

Depois de reorganizar e limpar o ambiente, você pode acender uma vela aromática, um incenso para limpeza energética do lar ou difusor com a essência que te agrada. Sinta como é estar nesse novo ambiente agora.


LAVAR AS EMOÇÕES E A MENTE


Estamos recebendo o tempo todo o lembrete de lavar as mãos, podemos estender esse lembrete para lavar as nossas emoções e desinfetar a mente dos pensamentos repetitivos e das crenças enraizadas.

É possível aproveitar o tempo em casa para fazer uma avaliação da vida, das experiências vividas até hoje, das escolhas que foram feitas e dos reflexos dessas escolhas. Avaliar também como todas essas experiências moldam as nossas emoções, os pensamentos e as crenças que carregamos.

Falando em emoção, estamos lidando com uma das emoções mais viscerais que temos: o medo. Observe o que te traz mais medo nesse momento, essa é uma informação muito importante sobre você. Em uma pesquisa que fiz, apareceram diferentes medos: de ficar sem dinheiro, de não ter o que comer, medo de ficar só em casa, de não ter hospital e principalmente o medo da morte. Nesse texto eu falo com como lidar com o medo e com a ansiedade.

O medo e todas as outras emoções são importante para a nossa sobrevivência. As emoções só se tornam problemáticas a partir do momento em que colocamos muita energia em pensamentos negativos que ficam em um eterno looping na nossa mente, alimentado as emoções negativas, o que causa um desalinhamento generalizado.

expansão da consciência

COMO FAZER LIMPEZA ENERGÉTICA DAS EMOÇÕES

Para voltar ao equilíbrio, o primeiro passo é observar a mente e reconhecer o momento em que você entra nesse estado mental e emocional de desequilíbrio. Você pode dedicar um tempo a essa observação e escrever os pensamentos que se repetem em sua mente. Essa é uma forma de deixar os pensamentos à mostra e é impressionante como esse ato por si só diminui a força dos pensamentos. É como se você falasse para eles: descobri vocês, estou ciente da sua presença.

O próximo passo é mudar o foco da mente. Sempre que o pensamento vier, coloque uma música que você gosta, movimente o corpo, veja um filme. Ou seja, faça algo que te traga prazer e tire o foco do pensamento negativo. Essa é uma dica para lidar com os momentos críticos, mas é importante dar o próximo passo em direção ao equilíbrio interior.

Criar uma rotina de fortalecimento mental e emocional é fundamental. A meditação é uma ferramenta muito poderosa para esse fim. Ter momentos de silêncio, fazer exercícios para manter o foco e ampliar a respiração vão te ajudar a manter por mais tempo o equilíbrio interior. Assim você cria o ambiente propício para trabalhar a auto estima, o seu poder interno e se fortalecer para estar mais pleno na vida.

Banho para limpeza e equilíbrio

Os banhos com ervas são poderosos para a limpeza e o reequilíbrio energético do corpo físico, mental e emocional. É uma maneira ancestral de eliminar energias negativas e assim, estabelecer a paz e o bem-estar.

Para preparar o seu banho coloque em uma bacia alguns galhos de arruda, manjericão e alecrim macerados e acrescente 1 litro de água fervida. Deixe uma média de 10 minutos e coe a água. Logo após, acrescente 6 pitadas de sal grosso e mais um litro de água em temperatura ambiente para deixar o banho morno.

Logo após tomar o seu banho higiênico normal, jogue o banho de ervas do pescoço para baixo, mentalizando a limpeza profunda das emoções e pensamentos. Deixe o banho agir por alguns minutos e depois você pode se enxugar normalmente.

MEDITAÇÃO PARA O ALINHAMENTO DOS CHAKRAS


Abaixo uma meditação que fiz especialmente para o alinhamento dos chakras e a ativação do nosso corpo de luz, promovendo o equilíbrio energético em todos os nossos corpos. É indicada para momentos de ansiedade, inquietação, agitação mental ou emocional. Portanto, ela pode ser feita sempre que você que você sentir necessidade de silenciar a mente, acalmar as emoções e organizar as informações dentro de você.

PARA APROFUNDAR NO SEU AUTOCONHECIMENTO E EQUILÍBRIO INTERIOR

Estou desenvolvimento um programa para a expansão da consciência e equilíbrio interior. Nesse curso online você terá a oportunidade de entrar em contato com seus maiores desafios emocionais e trabalhar cada um deles através de um método passo a passo que inclui ferramentas de inteligência emocional e meditação terapêutica.  

Nesse link tem mais informações e o formulário para você entrar na lista de espera.

Seguimos em conexão,

Bjss

Isah

Compartilhe com seus amigos 

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Você pode gostar de ler também:

Quer aprofundar seu autoconhecimento e trabalhar os seus desafios emocionais?

Participe do programa 7 Caminhos para a expansão da consciência & equilíbrio emocional

Nesse curso online você terá a oportunidade de entrar em contato com seus maiores
desafios emocionais e trabalhar cada um deles através de um método passo a passo que inclui ferramentas de inteligência emocional e meditação terapêutica.