fbpx

7 maneiras de lidar com o medo e a ansiedade na quarentena

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
como lidar com o medo e a ansiedade

Um dos maiores desafios da quarenta é manter a calma e o equilíbrio interior. Mas como controlar o medo e a ansiedade que explodem internamente? Como evitar uma crise de pânico diante das notícias alarmantes? Nesse texto vou responder essas perguntas e mostrar 7 maneiras de lidar com as ondas emocionais que podem surgir nesse período.

O QUE É O MEDO E A ANSIEDADE?

Sabemos que o medo é uma emoção. Mas o que é a emoção? Costumamos misturar as definições de emoção e sentimento, mas existe uma grande diferença entre eles.

A emoção é uma sequência de ações automáticas que o corpo faz diante de um estímulo de ameaça. Está ligada às glândulas endócrinas e ao disparo de hormônios na corrente sanguínea. Essencialmente a emoção é o que garante a sobrevivência diante de um perigo. Emoção é ação, é energia em movimento.

Essa sequência de ações fisiológicas acontece diante de um estímulo externo ou interno de perigo. Sim, conteúdos mentais, uma ideia, um pensamento ou uma memória também iniciam um processo emocional no organismo: Hormônios são disparados na corrente sanguínea, a adrenalina e o cortisol vão fazer com que várias reações físicas aconteçam: a aceleração do batimento cardíaco, o sangue foge das extremidades, vem o frio na barriga, o suor na mão, a contração muscular, inclusive do diagrama, que faz com que a respiração fique curta e rápida.

Isso tudo acontece em menos de 1 segundo e é impossível de controlar. No momento que tomamos consciência do nosso estado emocional, o que conseguimos expressar são os sentimentos associados à emoção.

Então o medo é uma emoção importantíssima para a sobrevivência. O problema está em quando essa emoção se torna recorrente, disparada por conteúdos mentais ou por estímulos externos de perigo, o que nos coloca em um estado constante de ansiedade, que é o corpo se preparando para lutar ou fugir, ou seja, um estado de vigilância constante, que provoca insônia, falta ou excesso de apetite, fadiga física e mental, entre outras reações que no extremo podem levar à ataques de pânico, obsessões, compulsões, fobias e depressão.

Não podemos controlar as emoções, mas podemos controlar as nossas atitudes antes e depois delas acontecerem.

Como falei acima, os nossos pensamentos disparam processos emocionais. Quando entramos em contato várias vezes ao dia com informações alarmantes, esses pensamentos ficam reverberando dentro da gente. Isso é a porta de entrada para disparar emoções de medo e gerar ansiedade.

Então para manter a calma e o equilíbrio no nosso momento atual, precisamos tomar atitudes que nos aproximam desses estados. Abaixo, deixo uma lista de sugestões para lidarmos melhor com o período da quarentena.

7 dicas para lidar melhor com os turbilhões emocionais.

Respiração:

Para e respira!

Se um estado de medo e ansiedade se apresentar, essa é a primeira ação. Como vimos, após a descarga hormonal o nosso coração acelera, a respiração fica curta e rápida, dando uma sensação de sufocamento, de falta de ar, e um estado geral de alerta se instaura. Então voltar a atenção para a respiração é o primeiro passo para o reequilíbrio. Quando respiramos de forma lenta e profunda, o coração aos poucos desacelera e conseguimos voltar para um estado de calma.

Essa é uma meditação feita especialmente para essas ocasiões:

Meditação:

Seguindo a sugestão acima, a meditação é uma excelente ferramenta para criar o hábito da interiorização e para ampliar a percepção dos nossos estados emocionais, mentais e físicos. É um aprendizado que auxilia a manter o autocontrole, principalmente em situações de emergência.

Existem muitas técnicas de meditação, desde as clássicas, em quietude e com um foco específico, às meditações em movimento, onde o corpo todo entra no processo. Escolha a que você se sentir melhor, o importante é praticar.

Disponibilizo uma playlist com meditações no youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=wE0de2N1Xtc&list=PLKO9QCzahVc9Gu4wYQh_mbj7FO4L2EPWV

Exercícios físicos:

Uma prática que melhora tudo! Durante os exercícios hormônios como a serotonina e a endorfina são liberados, promovendo a sensação de bem-estar. Corpo físico saudável, mente e emoções equilibradas. Existem várias aulas gratuitas, lives no instagram, vídeos no youtube de yoga, pilates, alongamento, entre outras atividades físicas para fazer em casa.

Aqui vou deixar um exercício para fazer em momentos de ansiedade: Fique de pé, com as mãos elevadas e respirar fundo, sentindo as costelas e o tórax expandirem. Esse movimento amplia o diafragma, favorece a entrada de ar nos pulmões e alivia as tensões na região do ombro.

autoconhecimento emocional

Chá, floral e óleo essencial

A natureza é nossa aliada para lidar com momentos de ansiedade.

Chá de camomila, erva cidreira, lavanda e flor de maracujá são calmantes e ajudam a relaxar. Os florais também são excelentes para reestabelecer o equilíbrio interno, em caso de crise o floral rescue é indicado.

Óleo essencial de lavanda, camomila e olíbano são relaxantes e trazem um bem-estar imediato. Eu gosto de usar o óleo de hortelã para abrir o peito, respirar melhor, assim a ansiedade vai embora.

Detox de notícias  

Essa pode ser a dica mais importante! Precisamos nos informar dos acontecimentos, mas é fundamental evitar a overdose de notícias. Faça um exercício de ficar 1 dia sem procurar, sem abrir, sem ler ou ouvir qualquer notícia sobre o coronavírus. E veja como você se sente.

Conversar com a família e com os amigos:

Perguntei para várias pessoas o que é essencial nesse momento e a maioria respondeu que é estar com a família e com os amigos. Podemos estar fisicamente distantes, mas as tecnologias disponíveis nos aproximam.

É importante compartilhar com os mais próximos o seu dia, as suas atividades, promover encontros online com os amigos e colocar o foco nas coisas boas.

Essa pesquisa que mencionei está no ar para entender como pessoas em diferentes partes do Brasil e do mundo estão lidando com a quarentena e quais são as necessidades comuns, para poder pensar em algo para ajudar a todos neste momento.

Se puder responder e compartilhar com seus amigos, agradeço!

https://forms.gle/Arxgy3zGab2gdpDJA

Terapia:

O acompanhamento terapêutico pode ser decisivo para várias pessoas neste momento. Desde sessões preventivas, para entender e lidar melhor com as suas emoções, a tratamentos específicos para depressão, pânico, entre outros.

Nesse caso é importante procurar ajuda de psicólogos ou psiquiatras para ter acesso ao melhor tratamento. Lembre: doenças mentais são tão comuns quanto qualquer outra doença e deve ser tratada com a mesma atenção!

Se você sente necessidade de um acompanhamento terapêutico, entre em contato comigo: email (info@isaharaujo.com) ou WhatsApp: 61 98287 2708

Programa 7 caminhos para a expansão da consciência e equilíbrio emocional

A transformação da realidade externa depende na transformação da sua realidade interna, da maneira como você percebe o mundo e se percebe no mundo. A partir do momento que você consegue se vê como você é, com suas qualidades e defeitos, que você assume a responsabilidade por suas escolhas e começa a dar os passos individuais para transforma em você aquilo que você não aceita no mundo, você inicia a verdadeira transformação da realidade.

Todos nós passamos em algum momento da vida por experiências emocionais desafiantes. Medo, ansiedade, raiva, culpa, vergonha, assim como amor, alegria, contentamento e conexão, todas essas emoções fazem parte do pacote humano.

As emoções só se tornam problemáticas quando afetam a nossa vida, quando deixamos de fazer coisas produtivas ou fazemos coisas indesejadas. E chegamos nesses limites porque não conhecemos como é o processo emocional e não temos ferramentas adequadas para lidar com os desafios emocionais.

Foi pensando exatamente nisso que o programa os 7 Caminhos para a expansão da consciência e equilíbrio emocional foi desenvolvida. Vamos fazer juntos uma jornada ao nosso universo interior para reconhecer a trabalhar conscientemente as nossas emoções.

Essa vivência é um convite à transformação, ao reconhecimento dos seus padrões de reação emocional e para criação de caminhos mais conscientes para lidar com cada um deles.

<3

Isah

Seguimos em conexão

<3

Isah

Compartilhe com seus amigos 

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Você pode gostar de ler também:

Quer aprofundar seu autoconhecimento e trabalhar os seus desafios emocionais?

Participe do programa 7 Caminhos para a expansão da consciência & equilíbrio emocional

Nesse curso online você terá a oportunidade de entrar em contato com seus maiores
desafios emocionais e trabalhar cada um deles através de um método passo a passo que inclui ferramentas de inteligência emocional e meditação terapêutica.