fbpx

A BUSCA DO AUTOCONHECIMENTO

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
busca do autoconhecimento

Um sinal de que você está em busca do autoconhecimento é quando você começa a se fazer perguntas como: quem sou? Qual é o meu propósito? Qual o sentido a vida? Essas perguntas aparecem para estimular essa jornada interior.

Olá, eu sou a Isah Araujo, bem-vindo a esse espaço de compartilhamento de informações sobre autoconhecimento, processos e ferramentas terapêuticas.

O autoconhecimento é uma necessidade humana.  Desde as mitologias antigas, passando pelas diversas cosmogonias, que são os sistemas que buscam compreender a criação, aos sistemas que buscam compreender o comportamento humano, essa é sempre uma questão central. 

A nossa jornada de vida tem em grande parte esse propósito, pois somos seres em busca de significado. Essa busca pode ser feita por caminhos mais científicos e analíticos, como a psicologia e a filosofia.  Por caminhos que exploram o inconsciente, as crenças, as emoções e sentimentos associados, em processos terapêuticos por exemplo. Ou por caminhos que exploram o inconsciente através dos arquétipos, como o tarot, a astrologia e a numerologia.

Existem também diversas ferramentas para se conhecer melhor, como a auto-observação, a meditação, as técnicas de inteligência emocional, entre outras. Cada ferramenta tem suas características e todas elas são importantes e válidas. É fundamental termos diversas possibilidades, assim cada pessoa consegue escolher o caminho mais adequado para si. O que importa é dar os passos necessários para trilhar essa jornada com a ferramenta que você sente mais conexão.

Enquanto não nos conhecemos e não atuamos de forma consciente com as nossas ações e atitudes, estamos presos em uma automação, estamos no piloto automático. A partir do momento que nos autoconhecemos e exercemos a poder de mudança e transformação em nossas vidas, nos libertamos, entramos em uma outra forma de estar na vida.

O QUE É AUTOCONHECIMENTO?

Costumamos ouvir bastante sobre a necessidade de se ter autoconhecimento, mas como é isso na prática?

O autoconhecimento é uma jornada de entendimento dos nossos processos internos, físicos, emocionais e mentais e de como reagimos internamente aos estímulos externos, que a gente recebe diariamente das pessoas, das situações e das notícias.

No geral, estamos no piloto automático, no que se refere a auto percepção. Não percebemos as emoções no momento que elas acontecem, e não observarmos como elas provocam alteração de humor e atitudes, como essas emoções ativam pensamentos e comportamentos automáticos e são, em alguns casos, até destrutivos. O autoconhecimento desenvolve o autocontrole, ou seja, a capacidade de perceber os seus estados mentais e emocionais e agir da maneira mais consciente diante de situações desafiantes. 

Com isso você fica menos sujeito a manipulações externas, você reconhece as suas forças e potenciais internos e toma atitudes mais conscientes, mais construtivas.

É impressionante a capacidade do ser humano de se adaptar e acostumar a todos as situações, inclusive situações desagradáveis e abusivas. Isso acontece porque não nos autoconhecemos e não enxergamos o nosso valor. Quando isso acontece, criamos o ambiente propício para o estabelecimento de desequilíbrios físicos, mentais, psíquicos, até mesmo espirituais.

Quando iniciamos um processo de autoconhecimento, mudarmos à nossa maneira de ver a nos mesmos e ao mundo, ou seja, exercitamos novos pontos de visita, novas possibilidades, e percebemos as infinitas possibilidades que são apresentadas para nos a todos os momentos. Isso é expandir a consciência. É perceber os milhares de ações e possibilidades que acontecem simultaneamente dentro e fora de nós. É aumentar o seu estado de presença, de percepção, de sensibilidade ao que se passa aqui e agora ao seu redor. 

A JORNADA DO AUTOCONHECIMENTO

Essa é uma jornada que começa lá no útero e dura a vida inteira. Cada fase da vida nos oferece a oportunidade de conhecermos mais sobre o nosso universo interno e externo.

Todas as experiências que temos desde a gestação às experiências que vivemos hoje, ficam gravadas dentro da gente. Em um determinado momento das nossas vidas, todos nós passamos por momentos de questionamentos, de desafios emocionais e crise existencial nas diversas áreas da vida: Pessoal, relacionamento, trabalho, entre outras. E nesses momentos surge a necessidade mais urgente de se autoconhecer, de entender o que está sentindo, o que está acontecendo e de como superar esses momentos.

Autoconhecimento é o conhecimento de si mesmo. Mas não significa que você tenha que fazer o processo sozinho nem que seja um processo automático. Quando estamos nesse caminho, toda atividade e todas as pessoas a nossa volta podem se transformar em um espelho de auto-observação.

O processo de autoconhecimento e expansão da consciência tem dois sentidos: para dentro e para fora. Nos dois movimentos a intenção é aprofundar e ampliar a percepção. Internamente é perceber e captar cada vez mais informações, das superficiais e visíveis às sutis e inconscientes. Da mesma forma para fora, ampliando, levando a percepção para um campo maior, envolvendo a sua cidade, o pais, o planeta como um todo, com todas as pessoas, situações, acontecimentos bons e ruins, e trazendo a percepção cada vez mais clara de que tudo esta conectado, que fazemos parte dessa grande historia, somos testemunha desse milagre da vida.

Programa 7 caminhos para a expansão da consciência e equilíbrio emocional

A transformação da realidade externa depende na transformação da sua realidade interna, da maneira como você percebe o mundo e se percebe no mundo. A partir do momento que você consegue se vê como você é, com suas qualidades e defeitos, que você assume a responsabilidade por suas escolhas e começa a dar os passos individuais para transforma em você aquilo que você não aceita no mundo, você inicia a verdadeira transformação da realidade.

Todos nós passamos em algum momento da vida por experiências emocionais desafiantes. Medo, ansiedade, raiva, culpa, vergonha, assim como amor, alegria, contentamento e conexão, todas essas emoções fazem parte do pacote humano.

As emoções só se tornam problemáticas quando afetam a nossa vida, quando deixamos de fazer coisas produtivas ou fazemos coisas indesejadas. E chegamos nesses limites porque não conhecemos como é o processo emocional e não temos ferramentas adequadas para lidar com os desafios emocionais.

Foi pensando exatamente nisso que o programa os 7 Caminhos para a expansão da consciência e equilíbrio emocional foi desenvolvida. Vamos fazer juntos uma jornada ao nosso universo interior para reconhecer a trabalhar conscientemente as nossas emoções.

Essa vivência é um convite à transformação, ao reconhecimento dos seus padrões de reação emocional e para criação de caminhos mais conscientes para lidar com cada um deles.

Clique aqui para entrar para a lista de espera.

Seguimos em conexão

<3

Isah

Compartilhe com seus amigos 

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Você pode gostar de ler também:

Quer aprofundar seu autoconhecimento e trabalhar os seus desafios emocionais?

Participe do programa 7 Caminhos para a expansão da consciência & equilíbrio emocional

Nesse curso online você terá a oportunidade de entrar em contato com seus maiores
desafios emocionais e trabalhar cada um deles através de um método passo a passo que inclui ferramentas de inteligência emocional e meditação terapêutica.  

Lista de interesse

Deixe seu email,
em breve entro em contato com você. 

Isah